Isolamento térmico

Elevado isolamento térmico já incorporado no sistema de construção das paredes exteriores. A combinação de duas camadas EPS, excelente isolante térmico, com o betão armado permite obter índices de isolamento ímpares, com condutividade térmica abaixo dos 0,20 W/m2K. Isto significa menos energia gasta no aquecimento e no arrefecimento dos edifícios.

Resistência anti-sísmica

As paredes de betão armado de um edifício construído com sistema Termobox tornam-no sólido e seguro. As estruturas em parede de betão armado são mais eficazes na resistência às acções sísmicas que as estruturas convencionais. Grande parte do território nacional é zona de risco sísmico.

Resistência ao fogo

O EPS utilizado na produção do sistema Termobox é não inflamável. Testes de resistência ao fogo em paredes ICF efectuados nos Estados Unidos e Canadá revelam ainda uma maior resistência ao incêndio do que outros sistemas de construção.

Isolamento acústico

Testes de transmissão de som em paredes ICF comprovaram uma menor transmissão do som do que sistemas de construções comuns. Com janelas de vidros duplos e isolamento da cobertura, os edifícios construídos com ICF superam todas as exigências regulamentares de isolamento acústico.

Isolamento à água

O EPS em conjugação com a parede de betão é uma barreira à passagem da água.

Baixo índice de patologias

Com o sistema Termobox não se verificam as patologias comuns às construções tradicionais, como as fissuras, infiltrações ou a formação de fungos e bolores.
Os blocos de EPS conferem condições de cura do betão bastante superiores aos sistemas de cofragem habituais.
A protecção do betão conferida pelo EPS evita a corrosão das armaduras e a carbonatação do betão, prolongando o tempo de vida do edifício.

Baixo custo de manutenção

A ausência de patologias traduz-se em baixos custos de manutenção ao longo da vida útil do edifício.

Versátil

O sistema Termobox é simples e versátil. Um conjunto de dois painéis ligados pelas web’s formam um bloco. Os blocos são encaixados entre si na construção das paredes conforme o projecto. O facto do encaixe ser reversível reduz o tempo de montagem do sistema e o desperdício de material.

Fácil e rápido

Encaixar blocos é intuitivo e os cortes e nivelamento são idênticos aos da construção tradicional. As web’s ou travessas foram desenhadas para facilitar o encaixe dos varões de aço que constituirão a armadura da parede. Após montagem de uma parede, ou conjunto de paredes, procede-se á betonagem de modo tradicional. Na verdade, a construção com o sistema ICF tem grandes vantagens para os operários: o EPS é leve, fácil de manusear e cortar, e o betão pode ser bombeado por meios mecânicos.

Económico

O sistema da Termobox é fornecido em painéis, o que reduz consideravelmente os custos de transporte e facilita o armazenamento em obra. A marcação de corte a cada 25 mm e o encaixe reversível nas peças rectas e cantos contribuem para a redução do desperdício em obra.

Sistema completo

No sistema Termobox o bloco de construção fica integrado no betão, o que lhe confere a resistência necessária para permitir a utilização de todos os tipos de revestimentos nos exteriores das construções. As variedades de acabamento das construções que podem ser consideradas incluem o barramento aprovado para EPS,os revestimentos cerâmicos, as pedras naturais, revestimento metálico, madeira, painéis fenólicos, etc…, tendo o projectista total liberdade nas suas opções.

Para os acabamentos de interiores existe uma grande variedade de opções. As faces interiores das paredes poderão ser rebocadas, estucadas, acabadas directamente com revestimento cerâmico ou pétreo, ou ainda revestidas a gesso cartonado. Quanto às paredes divisórias do interior do edifício poderão se executadas com quaisquer das opções existentes no mercado e utilizadas nos outros sistemas de construção, como divisórias em gesso cartonado, alvenaria de blocos de betão, alvenaria de tijolo, etc.